Principais Pontos Turísticos:
Praça Tira Dentes: Segundo a crença a cidade teria nascido a partir dela. Costumava ser o Largo Matriz e passou a se chamar Largo Dom Pedro II, quando o imperador visitou Curitiba em 1880. O regime republicano passou a se chamar Praça Tira Dentes, 1889. Atualmente na praça localiza-se o Monólito Histórico e o Marco Zero da cidade, além de varios monumentos, (estatuas), inspirados na história brasileira.
Rua das Flores: É um "calçadão", no centro de Curitiba, planejado apenas para pedestres, onde se encontra uma grande quantidade de comércios. As belas flores que dão lhe o nome, são trocadas a cada estação do ano. Foi a primeira avenida no Brasil fechada ao transito de automóveis, em 1970. Nela se localiza um bondinho e o Palácio da Avenida.
Palácio da Avenida: é a sede nacional do banco HSBC, (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation), foi inaugurado em 1929. Em épocas natalinas torna-se ponto principal de diversão e entretenimento dos curitibanos e turistas do Brasil e do mundo, desde 1991 tem uma das celebrações de natal mais conhecidas e bonitas do Brasil, a cerimonia conta com aproximadamente 160 crianças que catam ao vivo.
Rua 24 Horas: é uma galeria, que atende o publico 24 horas por dia, inaugurada em 1922, é a primeira rua de tal estilo no país de origem, tem dentro de si opções de lazer, comercio e outros serviços. é constituída por 116 metros de extensão, sua estrutura é de metal ,tubular, em forma de arcos, com cobertura de vidro. projeto de arquitetura de Abrão Assad, Célia Bim e Simone Soares.
Jardim Botânico: Foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil metros quadrados, seus jardins são geométricos, nele se localiza uma estrutura composta por 3 abobadas, que é um dos principais cartões postais de Curituba, é feito de metal e vidro, foi inspirado por um palácio de cristal que existiu em Londres. no século 19.
O Jardim Botânico também conta com trilhas em matas de araucárias, lagos, quadras esportivas, o Museu Botânico Municipal, e um velódromo.
Paiol: Antigamente era um deposito de pólvora, foi constituído em 1906, e passou por diversas reformas e mudanças, por exemplo em 1917 quando foi utilizado como abrigo de arquivos municipais.
Apenas em 1971 foi denominado como teatro d arena, o primeiro que a cidade teve. Sua inauguração teve participação do ilustre poeta Vinicius de Moraes.
Passeio Publico: Foi o primeiro parque de Curitiba, inaugurado em 1886, tem em torno de 70 mil metros quadrados de mata natural, na época de inauguração sua iluminação era feita por lampiões, alimentados por azeite de peixe. Durante um período de tempo foi Jardim Botânico E Zoológico , atualmente ainda possui alguns animais em cativeiro e um aquário. Hoje é um santuário ecológico no centro da cidade, conta com uma grupa, ponte pênsil e palco flutuante.
Parque Tanguá: Foi inaugurado em 1996, tem uma beleza surpreendente e estonteante, ocupa uma área de 235 mil metros quadrados, antigamente costumava ser um complexo de prederas desativadas. Possui dois lagos e um túnel, (pequena caverna), que podem ser visitados de barco a pé, há também cachoeiras artificiais, um mirante, ciclovia, pista de Cooper, lanchonetes e restaurantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário